domingo, 30 de dezembro de 2007
Retrospectiva 2007 (2)
Agora sou eu, Vinicius, a dissertar brevemente sobre o mundo da música em 2007. Puristas podem vir comparando este ano pejorativamente com relação aos passados, mas, pera ai *bota a mão na testa*, nos anos passados sempre tinha alguém pra justamente reclamar daquele ano e dizer que um outro tal 'x' há muito tempo atrás, em uma galáxia distante foi muito melhor. Sim, vendo essa lista eu só posso chegar a conclusão de que devo dizer um sonoro DANE-SE para os reclamões.
Veio o Radiohead com seu álbum no formato garoto-das-casas-bahia ('quer pagar quanto?') revolucionar o mercado fonográfico. E muita gente acabou esquecendo de comentar que o disco, sim, é ÓTIMO. Aliás, o melhor disco da banda desde Kid A, e, sim, já é um dos grandes lançamentos da década. Misturando elementos complexos jazzisticos, progressivos, e outros tantos que não vou torrar a paciência de vocês citando, a banda mostrou que se pode fazer MUITO com relativamente pouco. Muita inspiração, criatividade e originalidade com virtuosismo moderado, na medida certa.
Radiohead, destaque do ano com In Rainbows
Outros que chegaram junto esse ano foi a banda-orquestra Arcade Fire, que conseguiram o que até o mais ardorosos fãs duvidavam: fazer um disco a altura do seu debut, o já legendário "Funeral".
Tivemos a volta do Silverchair, com o mosaicopop-rock-indie-meldeusoquevocêsestaumtocandu que é o Young Modern, mostrando que o Daniel Johns está vivinho. E serelepe.
Bjork e mais um disco memorável, sempre se inovando em si mesma, seja orgânica, seja eletrônica; White Stripes provando que se tocar o céu apenas com duas pessoas (uma sob o ombro da outra, é verdade); Robert Plant e Alison Krauss parindo o melhor disco de suas carreiras solo; Porcupine Tree inovando com sua mistura psicodélica de progressivo, metal e post rock; Feist mais fofa que sempre, e, 'nossa', mais profunda trascendente do que muitos poderiam esperar de "mais uma cantora indie" como ela; Rufus Wainwright flertando com orquestras e outras estéticas sonoras que deveriam parecer paradas no tempo, deveriam... mas não parecem; Arctic Monkeys com um disco que só não é tão bom quanto sua estréia porque ser calcado basicamente a mesma proposta. Proposta que por enquanto funciona bem, bem o bastante para er um dos discos do ano, mas que suscita dúvida quando questionada a sua validade. Percam seu tempo ouvindo =)
Categoria Discos 01 - Radiohead - In Rainbows 02 - Arcade Fire - Neon Bible 03 - Silverchair - Young Modern 04 - White Stripes - Icky Thump 05 - Bjork - Volta 06 - Robert Plant & Alison Krauss - Raising Sand 07 - Porcupine Tree - Fear Of A Blank Planet 08 - Feist - The Reminder 09 - Rufus Wainwright - Release The Stars 10 - Arctic Monkeys - Favourite Worst Nightmare
Categoria Música 01 - Reckoner - Radiohead 02 - Those Thieving Birds Pt 1 / Strange Behaviour / Those Thieving Birds Pt 2 - Silverchair 03 - I Gaer - Sigur Rós 04 - Declare Independence - Björk 05 - Anesthetize - Porcupine Tree 06 - My Body Is A Cage - Arcade Fire 07 - Do I Disappoint You? - Rufus Wainwright 08 - I'm Sorry - Feist 09 - White Stripes - Conquest 10 - Bodysnatchers - Radiohead 11 - Do Me A Favour - Arctic Monkeys*
*um disco como do Radiohead tinha que forçar uma entrada extra de última hora no top 10 de canções.
Mais: é legal comentar o estouro da excelente Amy Winehouse, que esperamos sobreviver mais alguns bons anos para nos brindar com outros ótimos discos recheados de excelentes canções. Linkin Park ao voltar e tentar mudar o seu som chamou atenção também, ainda que não tenham conseguido atingir uma certa qualidade (que nunca tiveram em abundância). O Led Zeppelin retornou, mas só o tempo dirá se derradeiramente, para uma turnê mundial, ou apenas para a histórica apresentação que fizeram no último dia 10 de dezembro em Londres na O2 Arena. Mas é inegável que o velho zepelim ainda voa alto, muito alto.
Ps: vi poucos clipes e não me importo muito com eles, logo, não haverá lista para mim. Embora essa opinião possa mudar depois que eu vi o ''cativante'' clip de 'Alfie', da Lily Allen. *risadas macabras* (logo abaixo).
Vi lá na comu do chair q vc tinha feito uma lista no seu blog. Acho q temos o gosto bem semelhante, legal isso. Ficaram ótimaas suas listas. abs!