now playing:
Molejo - Samba
Diferente
quarta-feira, 30 de janeiro de 2008
A música por si só


Vejo muita gente dizendo que não gosta de uma determinada banda por ela ser pop, 'comercial' demais. Classifico isso como a sindrome do underground, que são os antenados em coisas novas e que amam bandas que mais ninguém conhece. Rola até crise existencial quando descobrem que um conhecido ouve a mesma banda, é como se o alguém comesse a sua esposa. A pessoa se sente traída e começa a desprezar a tal banda. Já foi assim com o Coldplay, o Radiohead e até mesmo com o Los Hermanos, que após ceder 'O VENTO' para a trilha sonora de Malhação virou alvo de críticas severas. Imaginem o que não foi falado sobre a participação do vocalista Marcelo Camelo no acústico do Sandy e Jr...

Estou cuspindo em um prato que já comi, sei bem disso. Quantas vezes não esculachei uma banda por ela tocar na rádio, quantas vezes não reclamei de uma música por ela ser conhecida até mesmo pelo meu irmão pagodeiro? Mas eu amadureci muito nesse aspecto. Tanto que nem reclamei ao saber que "OPEN YOUR EYES" da minha querida e não mais indie Snow Patrol, virou trilha sonora de novela. Além claro de uma versão remixada, horrível por sinal. O tempo me fez perceber que a música é um produto e um produto para se tornar um sucesso, precisa vender, precisa ter audiência, precisa ser comercial. Mas acima de tudo, ele precisa ser bom.

Será que o Coldplay piorou depois de virar febre mundial com o primeiro disco e os singles "YELLOW" e "TROUBLE"? Eu digo que só conheci a banda depois de ver o clipe na MTV, assim como várias outras pessoas. Agora, se você chegar na comunidade dessa banda e dizer que a conheceu pela MTV, você vai receber várias críticas e até mesmo vão criar uma discussão dizendo que quem gosta mais da banda é aquele que já a conhece desde o tempo da demo do primeiro cd. É rídiculo isso. Não sei quem pode determinar se a pessoa gosta mais ou menos de uma banda por ter conhecido através da tv ou de outros meios mais populares. A internet é o principal ponto de disseminação das maiorias das novas bandas e qual é o objetivo dessas bandas? Ser reconhecido, ter shows lotados. Para isso acontecer eles precisam do máximo de apoio possível, mas tem fã que é tão fanático que se recusa a aceitar isso e parte para outra banda.

Essa discussão já é velha. Já é chata! Só que continua presente em vários grupos de discussão, que ainda insistem em defender o underground e criticar o main stream. Teremos muito para discutir à esse respeito e nosso blog vai ser um defensor ferrenho dessa causa.

Aproveitando que 2008 é o ano do lançamento do novo album do Coldplay, resolvi postar esse texto (que foi escrito no começo do blog e não viu a luz do dia) e um link para a faixa "MURDER" que é um b-side de "CLOCKS".
Confiram também essa apresentação de "TROUBLE" em 2003.

Marcadores: , , ,



por Tullio Dias, às 08:58


1 comentários:
Anonymous Anônimo disse...

Desculpa, mas a versão remixada de Open Your Eyes é lindona. E melhor que a original, que é muito chata. *hunf*

2 de fevereiro de 2008 às 11:54  



Postar um comentário

<< Inicial

2t
Ou Tullio Thiago, como preferir. Menino maroto, muito merecedor da melodia massacrante do Molejão.
Atende pelo orkut, MSN e Last.fm.


vinícius
Fã de Roberto Carlos, enfia o dedo nariz e acredita piamente que o Elvis ainda está vivo.
Atende pelo orkut, MSN e Last.fm.


Como assiiiim? Vocês não gostam de Chico? Mesmo, mesmo? Clique aqui e obtenha sua resposta. AHA!


2t weekly top artists



vinicius weekly top artists






indicações
  • Portal Music Life
  • Rock In Press
  • Desbloqueio Mental
  • Hang the DJ
  • Boris vs. Laika
  • Gabriel Simas
  • Indie Br
  • Indie Nation
  • Lúcio Ribeiro
  • Rodrigo James
  • Move That Jukebox
  • Musecology
  • Coisa Pop
  • Programa Alto Falante
  • Música Social
  • Scream & Yell


  • amigos
  • Cinema de Buteco
  • Indi.E.geste
  • Feeling Good
  • JT&T
  • Lucas
  • O Livro sem páginas
  • Flá
  • R2
  • Xandy


  • arquivo