now playing:
Molejo - Samba
Diferente
segunda-feira, 10 de novembro de 2008
Planeta Terra



Muitos criticaram o Tim Festival pelo que aconteceu no último ano e pelas atrações deste ano, além dos valores salgados dos ingressos. O Planeta Terra teve a sua segunda edição e novamente, tudo correu bem e sem grandes imprevistos (e depois do Tim 2007, acho que todo evento grande vai se preparar para não deixar as pessoas passando fome caso os shows atrasem por tanto tempo). Com ingressos esgotados, e bandas de peso como Kaiser Chiefs e Jesus and Mary Chains, o festival reuniu gente do país inteiro em São Paulo, que já estava com o show da Kylie Minogue, Nightwish e diversos outros eventos que acabaram lotando a maioria dos hotéis da área do Morumbi.



A chuva não veio e a entrada para o show foi bem fácil. Mais fácil ainda era reconhecer quem veio para ver qual banda: os fãs do Offspring (possivelmente, em maior número que os demais) estavam com bandeiras e camisas dos californianos ; os tiozões foram todos para conferir a apresentação histórica do JAMC ; só mesmo os indies que ficava dificil de dizer se estavam lá pelo Bloc Party, Kaiser Chiefs, Foals ou Spoon.



Logo depois de passar pelos seguranças, já deu para sacar o cuidado que a produção teve com o show. Eles criam um novo mundo. Um universo paralelo. As paredes todas com imagens das bandas e programação do evento, placas indicando a localização dos palcos, banheiros, bares e tudo o mais (o lugar é imenso mesmo! sem essas placas, muita gente poderia ficar perdida!). Os banheiros concentrados dentro de alguns galpões especificos foram a grande sacada: ninguém merece o cheiro dos banheiros químicos e pensando nisso, o Planeta Terra jogou um monte de planta no chão e o cheiro forte, ajudou (bastante) na hora de respirar lá dentro.

A primeira atração do dia foi no Indie Stage: Brothers of Brazil (do papito Supla e seu irmão). Cheguei no final e só ouvi a cover de Jorge Ben Jor. Legal ver o Supla na bateria e o irmão dele encarnando um Elvis Presley misturado com o Wander Wildner. Logo depois foi a vez do Vanguart, sensação indie brasileira, abrir a programação do Main Stage. Nunca fui muito fã do indie folk dos caras, mas ao vivo é interessante. O som estava mal equalizado e mal dava para ouvir o baixo. O ponto alto foi quando eles tocaram o hit "Semáforo", quando a maioria dos presentes cantou junto.




só acredito no avião...

A Mallu Magalhães foi a segunda atração do palco principal. Confesso ter a maior canseira da forma como a garota é tratada pela maioria das pessoas do meio. A menina que a apresentou, falava como se a Mallu fosse uma bonequinha de 10 anos e que gostava de brincar de tocar violão e teve a sorte das pessoas certas ouvirem a musiquinha. O show começou e estava desconfiado. Nunca corri atrás de nada dela e só ouvi uma ou outra canção. Mallu entrou no palco com uma cartola e os seus músicos estavam com roupas à carater. O som do baixo melhorou horrores (mas com um Fender Precision, não tem como ficar ruim, né...) e o dos outros instrumentos também. Mordi a minha lingua e me surpreendi demais com o talento da mocinha precoce. Tomara que ela conserve o dom que tem e faça coisas geniais no futuro.



Antes do final do show da Mallu, fui conferir a tão falada apresentação do Animal Collective. E aí vai o primeiro (dos poucos) pontos negativos do Planeta Terra: a acústica do Indie Stage só era boa para quem estava na frente do palco e quem resolveu ficar lá atrás, teve sérios problemas com a desorganização sonora que foi o começo do show dos caras. Não dava para entender nada do show deles, talvez fosse a intenção, mas enfim, novamente, antes do fim do show, voltei para o palco principal (como podem ver, foi uma constante correria de palco em palco) e no meio do caminho trombei com o vocalista do Spoon, que ia apressado para o palco indie.




quem aí lembra do renato russo cantando essa música no acústico da legião? e essas cantoras de fundo?
reverence
just like honey

O Jesus and Mary Chains, ao lado do Breeders, eram os shows mais importantes do evento. A banda é principal referência para a grande parte das bandas de indie rock que surgiram nos últimos anos e fez um show impecável. Os integrantes não interagiram durante a apresentação e o vocalista pouco falou com os fãs, mas sorria, ao final de cada canção e dos gritos e aplausos empolgados da galera. Sem dúvida, das melhores apresentações do Planeta Terra!



Fui correndo para o final do show do Foals, mas o show estava na última música. Quem foi, elogiou bastante a apresentação e comentou sobre o quão chapados os membros da banda estavam. Foi um grande carnaval o fim do show. Cheguei para o começo do Offspring e sem dúvida, foi o show que mais empolgou a galera. Todo mundo cantando e pulando ao som de músicas como Stuff Is Messed Up , All I Want, Come Out and Play (auge da noite) e Staring at the Sun. Foi muito dificil abandonar o show na metade para ir conferir o show do Spoon. Fiquei bem mais que a metade do tempo combinado e peguei só uma parte do show dos texanos do Spoon, mas deu para ouvir a fodástica The Underdog. O som do Indie Stage estava um pouco melhor, mas ficou o gostinho de ver um show só deles em outro lugar e com som melhor.


want you bad
(can't get my) head around you

Fazendo o trajeto Indie Stage-Main Stage pela última vez na noite, encontrei um ponto estratégico para observar e ouvir melhor o próximo show, o aguardado Bloc Party. Acompanhar os shows pelo telão é desagradavel, mas às vezes, quanto mais longe, melhor (ou pior) é o som. Felizmente, poucas pessoas compartilham dessa opinião (risco) e a maioria estava concentrada na parte da frente. Não houveram muitos esmaga-esmaga ou ondas humanas, foi um festival super tranquilo e que certamente, irá acontecer por muito tempo. Completo sucesso e parabens para a produção do evento e todo o carinho com os blogs de música que infestam a internet.


camera
the underdog

No próximo post, reviews do show do Bloc Party e Kaiser Chiefs!

Ah, claro! Top 5 Planeta Terra:
1 - Kaiser Chiefs
2 - Jesus And Mary Chain
3 - Spoon
4 - Offspring
5 - Bloc Party

ps: fotos e vídeos retirados do site oficial do evento. Lá tem tudo... MESMO! hahaha

Marcadores: , , , , , , , , ,



por Tullio Dias, às 10:24


1 comentários:
Blogger Bia disse...

COMO ASSIM VC TROMBOU COM O VOCALISTA DO SPOON?????????? O_O Eu vi o guitarrista circulando ainda no show do Vanguart, mas não tinha certeza se era, só confirmei na hora que o vi no palco :gonk:

10 de novembro de 2008 às 15:46  



Postar um comentário

<< Inicial

2t
Ou Tullio Thiago, como preferir. Menino maroto, muito merecedor da melodia massacrante do Molejão.
Atende pelo orkut, MSN e Last.fm.


vinícius
Fã de Roberto Carlos, enfia o dedo nariz e acredita piamente que o Elvis ainda está vivo.
Atende pelo orkut, MSN e Last.fm.


Como assiiiim? Vocês não gostam de Chico? Mesmo, mesmo? Clique aqui e obtenha sua resposta. AHA!


2t weekly top artists



vinicius weekly top artists






indicações
  • Portal Music Life
  • Rock In Press
  • Desbloqueio Mental
  • Hang the DJ
  • Boris vs. Laika
  • Gabriel Simas
  • Indie Br
  • Indie Nation
  • Lúcio Ribeiro
  • Rodrigo James
  • Move That Jukebox
  • Musecology
  • Coisa Pop
  • Programa Alto Falante
  • Música Social
  • Scream & Yell


  • amigos
  • Cinema de Buteco
  • Indi.E.geste
  • Feeling Good
  • JT&T
  • Lucas
  • O Livro sem páginas
  • Flá
  • R2
  • Xandy


  • arquivo