now playing:
Molejo - Samba
Diferente
sábado, 28 de novembro de 2009
Mais do Mesmo (21)

Foo Fighters + Jack Black


Living Colour


Shakira (sim. Shakira)


AC/DC

Marcadores: , , , , ,



por Tullio Dias, às 14:20
0 comentários



sábado, 21 de novembro de 2009
Mais do Mesmo (20)

Damien Rice


Rufus Wainwright


Jeff Buckley (*-*)


Leonard Cohen

Marcadores: , , , ,



por Tullio Dias, às 17:01
0 comentários



sexta-feira, 20 de novembro de 2009
Editooooooooors

Quando o Editors surgiu com o single "Munich", não foram poucas as pessoas que pensaram se tratar de uma canção inédita nos novaiorquinos do Interpol. A semelhança entre as vozes era gritante e embora as sonoridades fossem distintas (não completamente, ressalto), os fãs do Interpol não gostaram das comparações. Em uma rixa que pode ser (muito) grosseiramente comparada ao que acontecia entre Thom Yorke e Matt Bellamy, vocalistas do Radiohead e Muse respectivamente.

O que não dá para entender é quem realmente afirma categoricamente que uma banda não tem nada a ver com a outra. Não, elas realmente não são idênticas, mas bebem nas mesmas bandas: Joy Division, The Smiths, Jesus and Mary Chains e Echo and The Bunnymen. Antes de me apaixonar perdidamente pelo Interpol, detestava a banda, só tinha espaço para ouvir o som do Editors. "Munich" e "Lights" são músicas realmente boas e o debut era bem interessante. Mas passaram-se alguns anos e depois do lançamento do segundo album, me decepcionei seriamente. Parecia mais um exemplo de banda de um cd só.

In This Light And On This Evening é o terceiro trabalho da banda e é como se An End Has A Start (2007) não tivesse existido. Na verdade, o disco novo é tão bom que a má impressão do desastroso segundo disco foi (parcialmente) esquecida. A primeira faixa (que também dá título ao disco) é intensa, dá aquela sensação de que as oito faixas seguintes serão igualmente potentes. Uma excelente abertura, superando "Lights" de longe!

Logo depois chega "Bricks and Mortar", uma mistura de Killers + Strokes + música do He-man. São os seis minutos mais legais que o Editors já ofereceu em alguma música e por isso mesmo, é um dos destaques do trabalho. "Papillon" já apareceu aqui no Rock in Press e é o primeiro single. Uma roupagem mais moderna para as características sonoras do Editors.

A voz de Thom Smith evoca o falecido Ian Curtis em todas as músicas, mas é em "You Don't Know Love" que a gente tem essa impressão reforçada. O White Lies pode até ser o melhor emulador de Joy Division atualmente, mas eles tem muito caminho para percorrer ainda. Outros destaques estão nas faixas "The Boxer" , "Eat Raw Meat = Blood Drool" e em "Walk The Fleet Road", que encerra o album magistralmente.

Depois de excelentes albuns de Kasabian e Jet, é a vez de parabenizar o Editors. A coincidência é que todas as bandas citadas lançaram o terceiro disco em 2009 e conseguiram se redimir de seus péssimos trabalhos anteriores. Este é o verdadeiro ano da redenção, hein?

Marcadores:



por Tullio Dias, às 20:58
1 comentários




Encontros (4)


Killers + Coldplay + Bono Vox

Marcadores: , , ,



por Tullio Dias, às 14:05
0 comentários



segunda-feira, 16 de novembro de 2009
Nick Oliveri

Alguns anos atrás enquanto assistia ao Rock in Rio 3, uma certa banda me chamou a atenção. Não apenas pelas boas músicas (na época "The Lost Art of Keeping a Secret" era uma das faixas mais conhecidas dos norte-americanos em questão), mas pela presença de um baixista muito maluco e pelado. Anos depois reencontrei a banda num desses vídeos da MTV e fiquei surpreso com a presença de Dave Grohl na bateria. Curioso pela sonoridade e pelo baixista (que estava vestido dessa vez), resolvi pesquisar sobre aquela que descobri ser uma das melhores e mais criativas bandas dos anos 2000. Mas a alegria durou pouco tempo: logo foi anunciada a separação do baixista nudista Nick Oliveri e o Queens of the Stone Age de Josh Homme, que apesar de ter lançado excelentes faixas nos discos seguintes, não chegou a fazer um cd melhor que Songs for the Deaf. Ainda, pelo menos.

O baixista juntou suas coisas (e roupas, pelo amor de Deus!) e recentemente lançou seu segundo disco solo: Death Acoustic. Repleto de covers (das 10 músicas apenas 4 são de autoria do musico) de bandas como Raw Power, GG Allin, The Misfits ("Hybrid Moments" ganhou uma versão bem legal) e claro, Queens of the Stone Age. O trabalho reune ainda algumas faixas de suas bandas atuais como o The Dwarves e Mondo Generator. O que podemos dizer de positivo do album é que toda a agressividade (leia-se gritaria desesperada) que fez o nome de Oliveri está presente. Não deixa de ser engraçado/divertido ouvir um disco acústico com o vocalista no maior clima de punk rock.

Death Acoustic é um acústico tão peculiar quanto Nick Oliveri. Não é um disco ruim, certamente pode ser a trilha sonora do momento para os fãs do Queens of the Stone Age, mas outros públicos podem acabar estranhando a tentativa de fazer barulho com um violão. Não por acaso, o melhor momento do cd está na versão de "I'm Gonna Leave You". O album se encerra com "Outlaw Scumfuc", uma música que pode ser descrita como o encontro de Matanza + "Cowboy Fora da Lei" (Raul Seixas) e um Nick Oliveri doidão com seu violão.

Marcadores:



por Tullio Dias, às 09:34
0 comentários



sábado, 14 de novembro de 2009
Mais do Mesmo (19)

REM


U2


Vanessa Carlton


Rolling Stones

Marcadores: , , , ,



por Tullio Dias, às 16:51
0 comentários



sexta-feira, 13 de novembro de 2009
Golden Boy

Quando o Mika ficou pop em 2006, não faltaram elogios para o serviço do libanês. Zeca Camargo chegou a eleger a faixa "Take it Easy" como uma das melhores do ano (aliás, eu só fui conhecer o Mika depois de ouvir os elogios do Zeca Camargo) e de fato, ele não exagerou. Life in Cartoon Motion foi dos meus favoritos do ano e "Grace Kelly" é uma das músicas mais legais dos últimos tempos. Tudo isso deixou o cantor com a dificil missão de fazer melhor ou pelo menos repetir o sucesso do primeiro disco com o recem lançado The Boy Who Knew Too Much.

A má impressão do ep Songs for Sorrow é deixada para trás logo no começo. A feliz "We Are Golden" (primeiro single) já demonstra que o aspecto festivo do primeiro disco continua presente e outras faixas reforçam a celebração ao longo do disco. Mas a principio, o que chama mais atenção é a sensibilidade da faixa "I See You". Mika mostrou superação e provou que é bem mais que mera trilha sonora para uma festa gay. Apesar de que este ainda é um dos talentos do cantor. Só ouvir a gostosa "Blue Eyes" ou prestar atenção em "Blame it on the Girls" (o refrão mais grudento do disco) e "Rain".

Mas será que Mika conseguiu mesmo se superar? Não tenho dúvidas que este disco é bem legal e provavelmente vai figurar nos mais ouvidos do meu last.fm, mas não existe mais a sensação de novidade. The Boy Who Knew Too Much não chega a ser uma continuação de Life in Cartoon Motion, só que escapa por muito pouco. As influências de George Michael, Elton John e Queen ainda permanacem, mas estão mais discretas. A faixa "Dr. John" de imediato já evoca o Oasis e sua "Importance of being idle". Já "Good Gone Girl" poderia ser considerada uma prima de "Stuck in the Middle" que é uma das várias músicas boas do debut. Destaque também para a divertida "Lover Boy".

Em resumo, The Boy Who Knew Too Much não apresenta um Mika inovador. Apresenta um cantor/compositor mais maduro e conseguiu se revisitar sem beirar o ridiculo ou o repetitivo. Tudo isso só faz crescer a ansiedade para conferir a tão adiada apresentação do musico no Brasil. Será que agora vai?

Nota: 7

Marcadores:



por Tullio Dias, às 10:23
0 comentários



terça-feira, 10 de novembro de 2009
Só e muito bem acompanhado...(6)



Tudo bem que os cantores da nova MPB, geralmente se apresentam sozinhos mesmo, mas já tinha muuuuuuuito tempo que estava atrás dessa versão de "PACIÊNCIA". Sou mega suspeito para falar de Lenine... perfeito!

Marcadores: ,



por Tullio Dias, às 17:17
0 comentários



sábado, 7 de novembro de 2009
Mais do Mesmo (18)

Tori Amos


The Bad Plus


Paul Anka


Patty Smith


Nirvana

Marcadores: , , ,



por Tullio Dias, às 16:38
0 comentários



sexta-feira, 6 de novembro de 2009
Apenas Juliette

Depois de cinco anos e três albuns de estúdio lançados, Juliette Lewis abandonou o The Licks para a gravação do novo disco, Terra Incognita. Dessa vez a atriz/cantora vem acompanhada de uma banda chamada New Romantiques e com a produção de Omar Rodriguez (Mars Volta), ela flerta com a mistura do rock com o experimentalismo. O resultado é bem diferente daquela crueza pop-punk do excelente Four on the Floor, mas nem por isso deixa de ser ruim.

Parte desse lado experimental do novo trabalho é culpa da produção mágica de Omar Rodriguez. Além de distorções mais fortes e da mescla de efeitos característica da guitarra do Mars Volta, as canções não tem o mesmo apelo comercial do disco anterior. Pode-se dizer que é um trabalho mais introspectivo de Juliette e músicas como "Ghosts" e "Female Persecution" (onde a influência do Mars Volta é descarada), mas sem a essência maluca que destacava os trabalhos anteriores.

Terra Incognita é um bom recomeço na carreira de Juliette Lewis. Não sei como irá soar ao vivo, mas essas músicas não conseguem ter a energia dos trabalhos anteriores. A exceção ficaria em "Fantasy Bar" e na faixa que batiza o disco, que é uma das melhores entre as 12 faixas do cd. Juliette também flerta com o blues etílico de buteco em "Hard Lovin Woman". Dificil imaginar que quem fez sucesso pulando e gritando no palco do Tim Festival 2007 e do VMB do mesmo ano, consiga mostrar uma composição tão distinta. Mas a verdade é que Juliette sempre teve suas cartas na manga. E o novo disco mostra que ela tem vida longa na música...

Marcadores:



por Tullio Dias, às 09:46
0 comentários



2t
Ou Tullio Thiago, como preferir. Menino maroto, muito merecedor da melodia massacrante do Molejão.
Atende pelo orkut, MSN e Last.fm.


vinícius
Fã de Roberto Carlos, enfia o dedo nariz e acredita piamente que o Elvis ainda está vivo.
Atende pelo orkut, MSN e Last.fm.


Como assiiiim? Vocês não gostam de Chico? Mesmo, mesmo? Clique aqui e obtenha sua resposta. AHA!


2t weekly top artists



vinicius weekly top artists






indicações
  • Portal Music Life
  • Rock In Press
  • Desbloqueio Mental
  • Hang the DJ
  • Boris vs. Laika
  • Gabriel Simas
  • Indie Br
  • Indie Nation
  • Lúcio Ribeiro
  • Rodrigo James
  • Move That Jukebox
  • Musecology
  • Coisa Pop
  • Programa Alto Falante
  • Música Social
  • Scream & Yell


  • amigos
  • Cinema de Buteco
  • Indi.E.geste
  • Feeling Good
  • JT&T
  • Lucas
  • O Livro sem páginas
  • Flá
  • R2
  • Xandy


  • arquivo
  • julho 2007
  • agosto 2007
  • setembro 2007
  • outubro 2007
  • novembro 2007
  • dezembro 2007
  • janeiro 2008
  • fevereiro 2008
  • março 2008
  • abril 2008
  • maio 2008
  • junho 2008
  • julho 2008
  • agosto 2008
  • setembro 2008
  • outubro 2008
  • novembro 2008
  • dezembro 2008
  • janeiro 2009
  • fevereiro 2009
  • março 2009
  • abril 2009
  • maio 2009
  • junho 2009
  • julho 2009
  • agosto 2009
  • setembro 2009
  • outubro 2009
  • novembro 2009
  • dezembro 2009
  • janeiro 2010
  • fevereiro 2010
  • março 2010
  • maio 2010
  • junho 2010